"Luz para meus passos" é assim que desejamos a você que faz a leitura deste blog. Bem Vindo ao Blog do Ministério de Formação da RCC Diocese de Cruzeiro do Sul. Nele você caro leitor terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio do Magistério da Igreja, Formações Básicas, Espirituais, Humana, Formações para Ministérios. Queremos formar Cristão autênticos Iluminados pela fé e Palavra de Deus. No sentido maior de cumprir o sonho de Deus. "Sedes Santos"
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sexta-feira, 27 de abril de 2012
Parte do Conteúdo da Formação Básica aplicada dia 15/04/2012
A Espiritualidade da Renovação Carismática Católica:
“O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”. Os 4,6
As dúvidas geram inseguranças; cristão inseguro não assume sua fé e se perde;
O que é e em que se baseia a Espiritualidade da RCC?
O “criador” da RCC;
“A Renovação Carismática é uma graça com várias manifestações na Igreja Católica, de caráter mundial, mas não uniforme, nem unificado, não possuindo um fundador particular, nem um grupo de fundadores.” Preambulo do Estatuto do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica;
Reconhecimento pontifício: 14.09.1993, aprovação do Estatuto como "um corpo para a promoção da Renovação Carismática Católica, com uma personalidade jurídica", segundo o Cânone 116 do Código de Direito Canónico;
Quando surgiu a RCC como movimento Pentecostal?
Em Pentecostes
Espiritualidade, Conceito
Qualidade daquilo que é espiritual: a espiritualidade da alma. Teologia Prática, exercícios devotos que têm por objeto a vida espiritual: livro de espiritualidade.
Forma particular ou comunitária de responder ao chamado de Deus, bem como de colaborar no Seu plano de salvação;
Modo específico de relacionar-se com Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo, com a Igreja, Corpo Místico de Cristo, em sua expressão terrena e celestial e com as pessoas que ainda não participam da Igreja, a partir de uma experiência pessoal de salvação (experiência religiosa)
“Guias indispensáveis para os fiéis, refletindo, na sua rica diversidade, a pura e única Luz do Espírito Santo” (Catec. nº 2.684);
Este relacionamento implica necessariamente a fraternidade e o serviço em prol do bem comum, tendo em vista a Economia da Salvação, isto é, o Plano de Deus para a salvação do homem todo e de todos os homens;
Espiritualidade da RCC
Conceito:
A espiritualidade da RCC é TRINITÁRIA e nasce a partir de uma experiência pentecostal de quem participa da salvação do Pai, na pessoa do Seu Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, tendo como antecedente histórico o Pentecostes dos primeiros Apóstolos de Jesus Ressuscitado; reaviva a experiência sacramental e a sua vivência, a começar pelo batismo, principalmente no sentido de morrer com Cristo e com Ele ressuscitar;
fixa inteiramente os fiéis no projeto de instauração do Reino de Deus, como filhos Seus, sujeitos ativos da história da salvação, co-herdeiros de Cristo; gera também uma consciência viva do poder e da ação concreta do Espirito Santo na vida pessoal e na história da redenção do homem, acompanhada de docilidade às suas moções, inspirações e revelações, tendo a aceitação e a prática dos carismas como forte distintivo das outras espiritualidades.
b) Elementos do conceito
TRINITÁRIA – uma vez que contempla, em sua prática, o relacionamento com as três Pessoas Santíssimas, nosso Deus Trino e Uno
As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho", "Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". Catec 254
b.2) Experiência Pentecostal
A RCC é pentecostal;
Os Objetivos centrais da Renovação Carismática Católica ou Renovação Pentecostal Católica, como também é chamada, ... Estatuto do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (aprovação da Igreja);
“... A RCC surgiu da expectativa de um Pentecostes atual. Por isso, a RCC pode ser definida em forma sintética como “Um Pentecostes hoje”. Salvador Carrilo
b.3) Antecedente histórico
Nossa espiritualidade está diretamente ligada às experiências pentecostais que o Espírito Santo concedeu aos Apóstolos;
Como sabemos que as graças de hoje estão ligadas ao Pentecostes dos Apóstolos?
Frutos
O Pentecostes atual é, em verdade, a retomada, a continuação daquele que aconteceu na aurora da Igreja.
Porque alguns consideram mais o Pai, outros o Filho e ainda outros o Espírito Santo?
b.4) Reavivamento sacramental
Batismo: purificação dos pecados e o nascimento no Espírito Santo, entre outras graças;
Efusão do Espírito Santo:
consciência de que somos realmente pecadores e necessitados da salvação. Isso nos levar a aceitar incondicionalmente o perdão de nossos pecados e nossa salvação e purificação mediante o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo;
Consciência clara de nossa filiação divina
É deixar de “saber” que “poderia” ser filho de Deus e se descobrir realmente e experimentar a graça de sentir-se filho de Deus
Celebrações Eucarísticas;
Crismas;
Confissões:
Ordem.
Outros movimentos/pastorais
b.5) Consciência do poder e da ação do Espírito Santo
O Espírito Santo age em todos;
Outros movimentos/pastorais
b.6) Docilidade ao Espírito Santo
O cristão mais consciente deseja ser dócil ao Espírito Santo;
Cultura do individualismo e liberdade absoluta;
b.7) Prática dos carismas: distintivo de nossa espiritualidade
A prática dos carismas tem sido nossa marca;
É esta prática dos carismas que acabou se tornando o elemento que distingue nossa espiritualidade das demais.
Fundamentação Teológica da RCC
conceito:
Fundamentação: colocar fundamento, base, alicerce, sustentação radical, segurar;
Teologia: Estudo da religião e das coisas divinas. A palavra vem do grego theos, que significa Deus, e logos, descrição, e refere-se apenas à interpretação da doutrina de Deus.
Se baseia na vida de Jesus de Nazaré e na vida da Igreja Primitiva e que, por isso, decorre necessariamente do exemplo do Filho do Homem e de sua Igreja, desde a sua fundação até os dias de hoje.
a) Fundamentos relativos à nossa espiritualidade
Encontro Latino-Americano para estudar a RCC: de 1º a 04.09.19987 – 109 arcebispos, bispos e prelados;
Documento para a Renovação Pentecostal, com o primeiro capítulo voltado à fundamentação teológica da RCC;
“A base teológica da Renovação é essencialmente trinitária (...)
A grande fundamentação teológica da Renovação espiritual carismática está, portanto, no Ministério Trinitário, e particularmente no conhecimento progressivo da Pessoa do Espirito Santo e em sua ação insubstituível e ininterrupta na Igreja e em cada um de nós”.
Comissão Nacional de Serviço da RCC dos Estados Unidos convocou a “Conferência do Coração da Igreja de teólogos e lideres pastorais”, realizada de 6 a 11.05.1990;
Batismo no Espírito Santo: centro da Espiritualidade da RCC
Documento “Avivar a Chama”: encontramos alicerce seguro para o Batismo no Espírito Santo, bem como para sua ligação direta com o batismo sacramental e a Crisma, sacramentos da iniciação cristã.
Parte final do documento:
Se vivemos pelo Espírito, sigamos também o Espírito” (Gl 5, 25).
Em conclusão, todos são chamados a avivar a chama do dom do Espírito Santo recebido nos sacramentos de iniciação. Deus nos dá livremente esta graça, mas ela exige uma resposta pessoal de contínua conversão à Autoridade de Jesus Cristo e receptividade à presença e ao poder transformadores do Espírito Santo. Somente no Espírito Santo a Igreja será capaz de satisfazer suas necessidades pastorais e as necessidades do mundo. O desafio está diante de nós e as conseqüências são claras:
Sem o Espírito Santo, Deus se afasta; Cristo fica no passado; o Evangelho é letra morta; a Igreja é mera instituição; a autoridade é questão de prepotência; a missão, questão de propaganda; a liturgia nada mais que uma evocação; o modo de viver cristão, virtude de escravos.
Mas no Espírito Santo: o cosmos se reanima e geme com as dores de nascimento do reino, o Cristo ali está; o Evangelho é o poder da vida; a Igreja manifesta a vida da Trindade; a autoridade é um serviço de libertação; a missão é momento comemorativo e também antecipação; a ação humana é divinizada.
Ação do Espírito Santo
A espiritualidade carismática inicia-se, para as pessoas, quando se passa pela experiência de Pentecostes;
Mas ela já é encontrada desde o Velho Testamento:
Nm 11, 24-30 (Moises e 70 anciãos): “Oxalá todo o povo de Iahweh fosse profeta, dando-lhe Iahweh o seu Espírito”.
Joel 2, 28-29: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.
b) Fundamentos relativos ao exemplo de Jesus
b.1) Jesus pleno do Espírito Santo
Os Evangelhos testemunham que Jesus era pleno do Espírito Santo e a Igreja confirma;
Os apóstolos tanto acreditaram nisso que, após a ascensão do Senhor, este permaneceram em Jerusalém aguardando, em oração, a vinda do mesmo Espírito sobre eles.
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